127. Literatura de Cordel: reflexões sobre o ensino de Língua Portuguesa por meio da oralidade

Autores

  • FARIAS, Ana Carolina Freitas de (UEMASUL)
  • ALENCAR, Wivyan Carvalho de Souza (UEMASUL)
  • SILVA, Maria da Guia Taveiro (UEMASUL)

Resumo

     O objetivo deste trabalho é refletir sobre o gênero literário cordel e seu valor pedagógico para o trabalho em sala de aula, no que se refere à valorização da oralidade no processo de ensino da língua portuguesa. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, com registro de informações e análise de dados. Para isso, foi desenvolvida atividade de leitura destinada a alunos do 6° ao 9° ano, na disciplina de Língua Portuguesa, em uma escola da rede municipal de Imperatriz-MA. A proposta foi elaborada a partir da obra “Mundo de Mundim” (2013), da escritora maranhense Lília Diniz. A obra foi escolhida por pertencer ao gênero cordel, por possuir um caráter tipicamente regionalista e por conter uma linguagem simples e própria da oralidade, o que proporciona aos alunos o contato tanto com a língua escrita como a falada. Como suporte, foram utilizadas as obras dos seguintes teóricos: Antunes (2017), Evaristo (2011), Marcuschi (2007; 2008; 2010), Rodrigues e Cerutti-Rizzatti (2011) e os PCN (1997). Os resultados obtidos mostram que é possível estudar e ensinar o gênero cordel em sala de aula, de forma que contribua para o ensino–aprendizagem da língua materna, principalmente no que concerne ao uso da oralidade como prática para o aprendizado.

Palavras-chave:

Ensino. Escrita. Literatura de Cordel.

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Publicado

06-01-2020

Edição

Seção

Artigos