121. Letramento, Matemática e Sociossemiótica, a evolução do livro didático: comparando equação do 1º grau em três livros de Matemática

Autores

  • MORAES, Carlos Wiennery da Rocha
  • ROCHA, Marli Ramalho dos Santos

Resumo

     O objetivo deste artigo é comparar a temática “equação do 1º grau” de três capítulos de livros didáticos da sétima série, para compreender, à luz do letramento e da sociossemiótica, como o enfoque nas práticas sociais contribui para a evolução do ensino de matemática. Mais precisamente, trata-se de pesquisa bibliográfica que consiste em cotejar os capítulos a) “Equações literais do 1º grau”, da obra Praticando Matemática (1989); b) “Equações do 1º grau com uma incógnita”, da obra A Conquista da Matemática (1998) e c) “Revendo equações”, edição revisada da obra Praticando Matemática (2015). Para análise, primeiramente abordamos a relevância da teoria do letramento e de pressupostos da semiótica e da sociossemiótica para o ensino atual; a seguir, comparamos os três capítulos. Concluímos que embora a diferença da publicação das duas primeiras obras seja de apenas nove anos, há um grande contraste entre elas, porque a edição de 1989 aborda a matemática como um fim em si mesma, ao passo que a de 1998 traz inovações orientadas pela LDB/96 e pelos PCNs/98, por inscrever o problema da equação em evento de letramento, associando-o a práticas sociais. A edição revisada, de 2015, supera sua própria edição de 1989, por também se apropriar de documentos oficiais e promover o letramento matemático na interação sujeito/sujeito e sujeito e objeto. As edições de 1998 e 2015 implicam a sociossemiótica porque relacionam a matemática com situações experimentadas pelos indivíduos em ato, condição imprescindível para vencer a dicotomia sensível x inteligível.

Palavras-chave:

Letramento. Matemática. Ensino tradicional.

Downloads

Publicado

06-01-2020

Edição

Seção

Artigos