49. Formação de professores indígenas e a educação escolar “diferenciada” na fronteira: um estudo no município de Benjamin Constant-AM

Autores

  • OLIVEIRA, Amélia Ruth Almeida (UFAM)
  • BONIFÁCIO, Ligiane Pessoa dos Santos (UFAM)

Resumo

     Esta pesquisa se insere no campo de estudos que busca relacionar a formação de professores indígenas à educação escolar indígena e ao ensino de línguas em comunidades indígenas. O objetivo geral da investigação é compreender como se iniciou e tem se desenvolvido a trajetória de formação de professores indígenas e os desafios enfrentados por eles na fronteira, especificamente no município de Benjamin Constant-AM. Para embasamento do referencial teórico, a pesquisa foi feita com base nas leituras de autores que tratam da temática em questão, como: Maher (1994; 1996; 2006; 2007), Cavalcanti (2001), D’Angelis (2012), Nobre (2012), Matos e Monte (2006), Silva (2011), Paladino e Almeida (2012), Grupioni (2006), dentre outros. O método utilizado foi o indutivo, porque partimos da observação dos dados particulares relacionados à formação de professores que atuam nas comunidades indígenas, por meio dos quais foi possível fornecer respostas mais generalizantes acerca da problemática em questão, apoiando-se nas discussões teóricas suscitadas. Os resultados apontam que os professores indígenas tikuna buscam preservar, fortalecer a língua tikuna, já os kokama buscam revitalizar a língua ancestral. As outras línguas como o português e o espanhol influenciam os tikuna, porém, privilegiam a língua ancestral, e precisa ser fortalecida, para que não entre extinção com o passar do tempo, como aconteceu com a língua kokama.

Palavras-chave:

Língua ancestral. Educação escolar “diferenciada. Formação de professores indígenas.

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Publicado

02-06-2021

Edição

Seção

Artigos