84. Cordelendas: uma intersecção literária para trabalhar identidade étnica indígena em sala de aula

Autores

  • LIMA, Lilian Castelo Branco de (UEMASUL)
  • MATOS, Polyana Silva (UEMASUL)
  • COSTA, Walquíria Lima da (UEMASUL)

Resumo

     Este trabalho é resultado de uma pesquisa de campo participante, realizada em uma escola de Ensino Médio da rede pública do Maranhão. Apresentado-se como objetivo central discutir sobre a interseção dessasduas tipologias textuais literárias como fonte para o (re)conhecimento e a valoração de identidade étnica indígena em sala de aula, no intuito de obedecer o que propõe a Lei n° 11.645/2008. Assim, após as oficinas para trabalhar o livro Cordelendas de César Obeid, realizadas em uma perspectiva interdisciplinar, o que se observou nesse estudo é que a inusitada interseção dessas linguagens literárias contribuiu para promover o interesse dos alunos para a temática da herança cultural indígena, resultando também na desconstrução de paradigmas e preconceitos negativos, isso visualizado nos dados apresentados pelos discentes na roda de conversas e no questionário que foi aplicado. Compreendendo uma atividade inovadora de ensino aprendizagem, com uma aceitação positiva por parte dos discentes para a inserção da temática da “História e cultura indígena” a partir do discurso literário.

Palavras-chave:

Cordel. Lendas. Literatura.

Downloads

Publicado

06-01-2020

Edição

Seção

Artigos