70. Avaliação da aprendizagem sob a perspectiva dos tutores do Centro de Educação a Distância do Estado do Rio de Janeiro
Resumo
Avaliar o aprendizado do aluno durante as aulas não é uma tarefa fácil, isso porque a avaliação não se restringe a aplicação de notas em teste ou provas. Para o professor a complexidade da avaliação está relacionada no que diz respeito ao aproveitamento escolar, na capacidade do aluno alcançar os objetivos propostos nas aulas e consequentemente avançar nos estudos futuros. A dificuldade aumenta ainda mais quando não se tem contato direto com esse aluno, como é o caso das avaliações nos cursos EaD. Sendo assim, o objetivo deste artigo é investigar a compreensão dos tutores CEDERJ a respeito da avaliação como parte do processo de aprendizagem dos alunos dos cursos de licenciaturas. Para a execução do trabalho primeiramente foi realizado um levantamento bibliográfico para uma melhor compreensão da modalidade de ensino EaD e a importância da avaliação no processo de aprendizagem, tendo o respaldo de autores como Bizarria et al. (2016), Passos (2018) e Luckesi (2011). A segunda parte da pesquisa consistiu na elaboração e aplicação de um questionário semiestruturado com a finalidade de alcançar o objetivo da pesquisa. Contatou-se que os tutores EaD compreendem a importância da avaliação no processo ensino–aprendizagem. Além disso verificou-se que o fato da modalidade ser EaD torna-se para alguns tutores um fator desfavorável no processo avaliativo. Logo, o processo avaliativo nos cursos EaD precisa de uma atenção maior já que, além de verificar se os alunos estão conseguindo acompanhar os objetivos propostos, é preciso compreender se os mesmos estão tornando-se autônomos no processo de aprendizagem.