69. Ateliê literário: uma proposta para o trabalho com a poesia em sala de aula

Autores

  • CÁCERES, Nilceia Gonçalves (UEMS)
  • RODRIGUES, Lucilo Antônio (UEMS)
  • SALES, Roziléia de Oliveira (UEMS)
  • COSTA, Natalina Sierra Assêncio (UEMS)

Resumo

     O trabalho com a poesia em sala de aula não é novo e nem contemporâneo, acontece desde os primórdios da educação e de maneira geral, tem a finalidade de promover a formação de pensadores, de educar a emoção e de expandir e desenvolver a inteligência. Na antiguidade, a poesia era usada como entretenimento, ritual, filosofia. Os poetas eram ditos como pessoas sábias. Com o passar do tempo a poesia tem sido deixada de lado e uma sobrecarga de conteúdos tomou conta das aulas de língua portuguesa e literatura nas escolas. O objetivo de se trabalhar a poesia em sala é o de estimular a oralidade, a criatividade e a reflexão a respeito do que envolve a vida de cada aluno, do ponto de vista pessoal e em sociedade. Além disso, o educador pode trabalhar a escrita de poesias, deixando os alunos livres para falarem sobre temas que lhes interessem, para que seus anseios interiores sejam retratados enquanto escrevem. Vários autores vêm pesquisando as questões da leitura e de trabalhos de poesias em sala de aula como Pinheiro (2002), Micheletti (2001), Frantz (1997), Cunha (2014) e investigam as dificuldades que os alunos possuem de interpretar estes textos, não só pela falta do conhecimento prévio, mas também pelo pouco contato que eles têm com a poesia. A proposta do ateliê literário vem de encontro a essas perspectivas de retorno da poesia para a sala de aula no sentido de reconstruir aquilo que está se perdendo a cada dia: a sensibilidade criativa, o gosto pela leitura e escrita, a audição poética. Para Afonso Romano de Sant’Anna: “A poesia sensibiliza qualquer ser humano. É a fala da alma, do sentimento. E precisa ser cultivada.”. Cabe a nós, educadores, plantar, cuidar e fazer esse cultivo gerar bons frutos.

Palavras-chave:

Poesia. Educador. Autores.

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Publicado

06-01-2020

Edição

Seção

Artigos