37. A presença da pintura e da literatura nas avaliações do ENEM: 1998–2018

Autores

  • NASCIMENTO, Rosy Gleyce Pereira do (UFT)

Resumo

     O presente estudo corresponde à análise de questões que contemplam textos literários em diálogo com as artes plásticas nas provas do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). Identificando as competências e habilidades da matriz de referência do ENEM, e apresentando os aspectos relacionados ao processo de produção de sentido. Pretendemos realizar uma pesquisa de caráter observacional / longitudinal, fazendo um recorte das questões do ENEM, do caderno amarelo, da área de Linguagens, códigos e suas tecnologias, essas escolhas em percurso de 1998 ano de sua criação até 2018 ano em que se completa 20 anos de aplicação da prova do ENEM. Ao lado desse empreendimento de natureza mais quantitativa, a pesquisa será de cunho qualitativo e interpretativista. No caso das avaliações desse exame nacional, os textos dessa natureza se fazem cada vez mais presentes, a demandar um trabalho mais sistemático na educação básica, principalmente na disciplina de Língua Portuguesa. Para efeito desta apresentação, o objeto de análise são duas questões, inseridas respectivamente nos exames de 2013 e 2016. A primeira questão traz um fragmento da carta de Pero Vaz de Caminha em diálogo com a pintura do artista Cândido Portinari, O descobrimento do Brasil, já a segunda é a pintura de Bacon com a obra Três estudos para um autorretrato e o trecho da narrativa de Duras, com O amante. Como fundamentação teórica, a semiótica discursiva, é a teoria que alicerça o estudo, eladisponibilizameios tanto para a análise dos textos aqui tomados como objeto de investigação, quanto das questões nos quais se inserem.

Palavras-chave:

ENEM. Literatura Pintura. Semiótica.

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Publicado

06-01-2020

Edição

Seção

Artigos