23. A leitura de mundo dos refugiados em ambientes de escolarização brasileiros: práticas de letramento literário em perspectiva

Autores

  • PEREIRA, Thaiane Monsores (UVA)
  • DIAS, Silvana Moreli Vicente (UVA)

Resumo

     Ao olharmos para o Brasil como referência em acolhimento ao refugiado desde 1950, podemos observar o substancial aumento de atos preconceituosos no território. Um dos principais fatores considerados para o crescimento desses atos deve-se ao “temor” de receber o desconhecido. O presente trabalho teve como objetivo apresentar, discutir e refletir sobre a leitura de mundo (Cf. FREIRE, 1989) trazida pelos refugiados para o contexto escolar brasileiro, bem como sobre as situações por eles enfrentadas desde a saída do país de origem até a chegada em nosso território, com base em uma experiência didática. Como embasamento teórico-metodológico, foram empregados Gil (2008), Prodanov (2013), Abramovich (1997), Zilberman (2003) e Bakhtin (1992). Desenvolvemos uma sequência básica de leitura fundamentada em Cosson (2014), utilizando, para tal, o livro de Adriana Carranca intitulado Malala, a menina que queria ir à escola (2015), para que fossem geradas valorização cultural e empatia em nossos alunos.

Palavras-chave:

Leitura. Refugiados. Sequência básica de leitura literária.

Publicado

06-01-2020

Edição

Seção

Artigos