20. A importância da leitura infantojuvenil no processo de ensino aprendizagem sob a ótica dos docentes

Autores

  • SOUZA, Tatiane Almeida de (UENF)
  • PESSANHA, Luciana dos Santos Jorge (ISEPAM)
  • ALMEIDA, Luciana da Silva (UENF)
  • MONTEIRO, Rysian Lohse (UENF)
  • LUQUETTI, Eliana Crispim França (UENF)

Resumo

     Impulsionar e reconhecer a importância da literatura na formação doaluno leitor é a proposta do presente trabalho. Desta forma, a literatura infantilé um caminho que leva a criança a desenvolver a imaginação, emoções e sentimentos de forma prazerosa e significativa. O estudo apresenta a historicidade da literatura infantojuvenil, suas contribuições e conceitos, bem como seu impacto na formação do aluno. Nesse sentido, tem por objetivo analisar e apresentar o olhar do professor com relação à importância daliteratura infantojuvenil no processo de ensino–aprendizagem. Apresenta as múltiplas percepções que o docente, ao longo do processo educativo, acerca da literatura infantojuvenil e o quanto elas estão presentes nas práticas educacionaisque forma este recurso é utilizado por tais profissionais. A pesquisa tem cunho explicativo, utilizando entrevista semiestrutural, direcionada aos docentes, além da análise de estudos bibliográficos acerca do tema,visto que pauta-se em apresentar e analisar a ótica docente a respeito da importância da literatura infantojuvenil. Sendo assim, investiga-se as contribuições dessa prática no desenvolvimento do ensino e da aprendizagem da linguagem e escrita na formação do leitor, mediada pelo professor. Diante disso, o papel do professor é relevante ao que se refere à formação do sujeito leitor, para além da reprodução, rumo à reflexão e criticidade da realidade vivenciada pelo aluno. Portanto, a literatura infantojuvenil, enquanto ferramenta de atuação do docente mediador, garante a formação de opinião, a qual conduz o indivíduo para conviver ativamente em sociedade.

Palavras-chave:

Aluno-leitor. Formação docente. Literatura infantojuvenil.

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Publicado

06-01-2020

Edição

Seção

Artigos