53. Atividades experimentais: uma análise da linguagem utilizada nos livros didáticos de ensino de Ciências dos anos finais do Ensino Fundamental)

Autores

  • SILVA, Luciana de Oliveira (UENF)
  • SALES, Roberta Aparecida de (UENF)
  • DIAS, Aline Peixoto Vilaça (UENF)
  • AGOSTINHO, Gelbis Martins (UENF)

Resumo

     Com atividades experimentais é possível contextualizar os conceitos e estimular a investigação. É preciso que durante a realização desse tipo de atividade a linguagem utilizada tanto pelo professor quanto pelo livro didático seja de fácil entendimento para o aluno. Com base nesses apontamentos, definiu-se como objetivo para o presente estudo discorrer sobre como vem sendo utilizada a linguagem nos livros didáticos do Ensino de Ciências dos anos finais do Ensino Fundamental, no que tangem as atividades experimentais. A metodologia aplicada foi a pesquisa bibliográfica, analisaram-se artigos, livros que em sua maioria foram publicados nos últimos cinco anos. Verificou-se a importância das atividades experimentais no processo ensino–aprendizado. Sobre a linguagem utilizada nos livros constatou-se que muitas das vezes a experimentação proposta só é apresentada com linguagem verbal. Ademais, alguns estudos apontam que a linguagem utilizada é bastante científica, o que requer do professor o uso da transposição didática no momento da realização da atividade experimental, para que assim o aluno compreenda o que está sendo ensinado. Conclui-se, com base no estudo que há uma necessidade de se repensar na abordagem da linguagem empregada nos livros didáticos para que a aprendizagem dos educandos seja facilitada.

Palavras-chave:

Linguagem. Ensino de Ciências. Atividades Experimentais em Livros Didáticos.

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Publicado

29-12-2021

Edição

Seção

Artigos