55. Bookstagram, literatura e estatística

Autores

  • GUIDO, Byanca Nayra Mamedes (IFTO)
  • PEEL, Misleine Andrade Ferreira (UBI e IFTO)
  • OLIVEIRA, Luiz Roberto Peel Furtado de (UFNT)

Resumo

     A experimentação literária é um dos desafios da educação contemporânea, principalmente no mundo tecnológico, por quase não existirem vivências estéticas singulares; e, também, pelo paradoxo que se instaurou entre abordagens quantitativas digitais e abordagens estéticas no nível das sensações humanas. Esse artigo é resultado de um trabalho escolar de estatística realizado no primeiro ano do Ensino Técnico em Informática, do Instituto Federal do Tocantins, no Campus de Araguaína. Apresentamos um relato da experiência docente e discente, e investigamos como o Bookstagram, comunidade digital via Instagram, promove e incentiva a leitura de obras literárias, sendo, também, uma ferramenta de divulgação do mercado editorial e de compartilhamento de experiências literárias. O embasamento teórico principal vem do trabalho de Catanho (2020). A metodologia utilizada na pesquisa foi quantitativa, e o levantamento de dados se deu pelo instrumento questionário, que foi divulgado nas redes sociais da estudante, obtendo 86 respostas. As questões aplicadas aludem, dentre outras coisas, à relação da leitura com o Bookstagram, se ele influencia, ou não, nos hábitos de leitura. Foi realizado um trabalho de iniciação à pesquisa científica durante as aulas, para que os alunos obtivessem condições metodológicas e teóricas para a construção da investigação; assim, além de mostrarem uma apropriação das técnicas da pesquisa científica na educação básica, foram empoderados em relação à formação científica crítica.

Palavras-chave:

Bookstagram. Literatura. Experimentação literária.

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Publicado

29-12-2021

Edição

Seção

Artigos