66. No beat, flow e rima: representação identitária e legitimidade nas narrativas de Canserbero e Racionais MC’s

Autores

  • FELICIANO, Gideão Gabriel Oliveira (UNEB)
  • ARAÚJO, Nerivaldo Alves (UNEB)

Resumo

     Neste artigo, pretendemos discutir as representações de grupos marginalizados em canções de Rap e suas estruturas narrativas. Temos por objetivos analisar as estruturas narrativas das canções “Llovía”, do rapper venezuelano Canserbero e “Homem na estrada”, do grupo de rappers brasileiros Racionais MC’s, buscando estabelecer uma relação com seus aspectos representacionais a fim de encontrar aproximações e cisões nos sentidos construídos em suas representações identitárias dos grupos marginalizados e suas relações com o espaço sociocultural e histórico, no qual estão inseridos. Para isso, utilizamos a pesquisa bibliográfica de cunho qualitativo. Encontramos, como resultado, aspectos constituintes dos textos narrativos, aqui com ênfase no narrador/narratário. Além disso, no plano discursivo, as contradições do sujeito marginalizado ao interpretar e dar sentido às relações em que está enlaçado. Concluímos que os sentidos quais os sujeitos dão, por meio da representação, à realidade concreta, escapam aos que se colocam como hegemônicos e, ademais, os aspectos narrativos enquadram-se nas discussões da literatura contemporânea no que concerne ao lugar de fala, à voz e à legitimidade de grupos marginalizados.

Palavras-chave:

RAP. Racionais MC’S. Representação identitária.

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Publicado

02-06-2021

Edição

Seção

Artigos