04. Analisando o Black English Vernacular em canções de hip-hop e em livros didáticos de língua inglesa
Resumo
Entre o número substancial de variações da língua inglesa está o chamado Black English Vernacular (BEV). Essa variante, segundo Labov (1977), apresenta aspectos diferentes tanto fonológicos quanto gramaticais quando comparada com o inglês padrão. Por não estar adequada a uma norma padronizada, sofre preconceito linguístico, o que interfere em sua legitimação como uma forma válida de expressão linguística no contexto escolar. Na análise da série de livros dedicada aos quatro anos do Ensino Fundamental, percebe-se pouca presença da questão da variação linguística, apesar disso, a coleção Ways: English for Life, de Franco e Tavares, foi aprovada pelo Plano Nacional do Livro Didático (PNLD) de 2024. Este artigo elucida algumas das características do Black English Vernacular a partir da análise de três canções de hip-hop. Utiliza-se a metodologia descritiva, com abordagem qualitativa e quantitativa, e método bibliográfico. Com os resultados, espera-se contribuir para a expansão das pesquisas descritivas sobre o Black English Vernacular, especialmente no que diz respeito aos padrões linguísticos que se consolidam como regulares nas práticas reais de uso da língua, analisados aqui a partir de letras de hip-hop.