137. O gênero crônica e o texto midiático por adolescentes do Fundamental II

Autores

  • SILVA, Maria de Fátima da (UERN)
  • NASCIMENTO, Cinthia Hillaria Silva do (UERN)

Resumo

     O processo de escrita textual é uma atividade interativa, e são os sujeitos da interação que fazem do ato de escrever uma ação concreta e social. Nesse sentido, este trabalho busca integrar a produção de escrita textual, do gênero crônica no Ensino Fundamental II, à publicação no Instagram, possibilitando aos estudantes garantia de interlocutores aos seus textos. Com base nos pressupostos teóricos defendidos pela perspectiva interacionista, esta pesquisa tratar-se-á de uma análise de resultados de aplicação de aula que envolveu o gênero crônica e os aspectos constitucionais do gênero narrativo pretendido; e a receptividade e aceitabilidade por parte dos alunos de turmas de 8º e 9º anos.  Utilizando-se de mídias sociais, como o Instagram – como o meio veiculador dos textos – observaremos como o processo de aquisição da escrita e o repertório interagem na comunicação midiática. Os resultados das produções estavam dentro do esperado, considerando que já se conhecia as habilidades das turmas, no entanto, surpreendeu-se com a interação que os alunos passaram a ter com a página veiculadora dos textos. A respeito das questões teóricas, recorreu-se aos estudos da linguística textual, com enfoque nos preceitos de Antunes (2003), Geraldi (2011), Marcuschi (2008) e Neves (2004). Em consonância a perspectiva defendida, recorreremos, ainda, às orientações de Brasil (2018) para apoiar-se nas orientações pedagógicas disponibilizadas aos professores de educação básica.

Palavras-chave:

Gênero crônica. Produção textual. Texto midiático.

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Publicado

29-12-2021

Edição

Seção

Artigos