Ir para o conteúdo principal
Ir para o menu de navegação principal
Ir para o rodapé
Open Menu
Atual
Edições anteriores
Edições anteriores a 2019
Chamada/Dossiê
Normas
Compre
Adesão ao CiFEFiL
Notícias
Sobre
Sobre a Revista
Submissões
Equipe Editorial
Declaração de Privacidade
Declaração de Direitos Autorais
Contato
Buscar
Cadastro
Acesso
Início
/
Arquivos
/
v. 31 n. 92 (2025)
v. 31 n. 92 (2025)
Publicado:
05-12-2025
Editorial
Editorial
Editor Chefe da RPh
7-13
pdf
Artigos
01. A formação pela Palavra: O legado intelectual de Ângela Vaz Leão
MENDES, Regina Maria Gonçalves
14-26
pdf
02. A literatura infantil e o protagonismo das crianças: Uma experiência de estágio na Educação Infantil
RAMALHO, Marcela Pessoa Marques
27-49
pdf
03. A saudade e a nostalgia como lugares do desejo: Cecília Meireles E Eugenio Montale Em Diálogo Transatlântico
MORAES, Isabella Tavares Sozza
50-7
pdf
04. A sílaba e a hipossegmentação na escrita de alunos da educação do campo
SÁ, Iara Cardoso
58-73
pdf
05. Alguns fatores extralinguísticos relativos à formação das línguas românicas
BOTELHO, José Mario
74-91
pdf
06. Avaliando o ENEM: Questões de gramática sob óticas da linguística teórica e da Linguística Aplicada
ALVES, Rosana Ferreira, SANTOS, Barbara Luzia
92-110
pdf
07. Devolver a voz: Tradução e reintegração na língua da Galiza
PÉREZ-RODRÍGUEZ, José Henrique
111-30
pdf
08. Estratégias para a valorização da língua umbundo: Uma análise no processo de ensino e aprendizagem em um colégio no município do Caimbambo – Benguela (Angola)
TCHIMBINGO, Adelino Tchendohamba
131-41
pdf
09. Interseccionalidades do sujeito surdo: O slam como evento de letramento no contexto das práticas pedagógicas bilíngues
NASCIMENTO, João Paulo da Silva, SILVA, Gabryelli Pereira Barbosa
142-58
pdf
10. Lei nº 15.100/2025 - Compreendendo a aplicação pedagógica de tecnologias digitais em sala de aula
ALVES, Nilson Roberto de Novaes, ALVES, Rosana Ferreira, SANTOS, Uilio Batista
159-74
pdf
11. O lugar do poder e da resistência na contemporaneidade: A potência dos contributos conceituais de Michel Foucault
GOMES, Tamara, NASCIMENTO, Crisóstomo Lima
175-84
pdf
12. Por que ensinar a história da língua? A importância dos aspectos sociolinguísticos históricos no ensino de Língua Portuguesa
SILVA, Suziane
185-202
pdf
13. Preconceito no ensino e aprendizagem da língua umbundo: Caso de estudo de um colégio do município do Caimbambo – Benguela (Angola)
TCHIMBINGO, Adelino Tchendohamba
203-17
pdf
14. "Que falta nesta cidade?": Análise de um epílogo atribuído a Gregório de Matos
RODRIGUES DA CRUZ, Juan
218-33
pdf
15. Regina Célia Pagliuchi da Silveira: Sua trajetória e legado dedicada ao estudo e ensino da língua portuguesa
GABRIEL JUNIOR, Milton, PAULA, Deborah Gomes
234-48
pdf
Resenhas
16. Introdução à Lingu´ística Africana
RODRIGUES DA CRUZ, Juan
249-55
pdf
17. A missão
MONTEIRO, Claudio Costa Lima
256-59
pdf
Texto Completo
Completos
Editor-Chefe da RPh
01-259
pdf
Indexadores
Indexadores