144. O poder da língua: desafios e possibilidades da Libras e a língua portuguesa na educação do surdo

Autores

  • QUITETE, Joicy de Souza Ribeiro (ISEPAM)
  • SILVA, Liz Daiana Tito Azeredo da (UENF)

Resumo

     O artigo visa a analisar o poder da língua, desafios e possibilidades da língua brasileira de sinais (Libras) e da língua portuguesa na modalidade escrita na educação do surdo para o desenvolvimento do processo de ensino e aprendizagem. Faz-se necessário compreender que o processo de escolarização dos alunos surdos demanda especificidades que precisam ser estudadas por toda a equipe escolar com parceria da família, a fim de fortalecer os vínculos entre surdos e ouvintes, valorizando a cultura surda. Portanto, o estudo apresenta a construção histórica da educação dos surdos e o reconhecimento da Libras identifica a língua como diversidade cultural no contexto educacional e enfatiza a importância de trabalhar a Libras como língua materna e a língua portuguesa como segunda língua. Pautada na metodologia qualitativa, por meio de estudos bibliográficos, o estudo apresenta embasamentos de diversos autores e aparatos legais que estão presentes na legislação brasileira, sendo pertinentes as formas de atendimento aos alunos surdos, seus direitos.

Palavras-chave:

Educação. Libras. Língua portuguesa.

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Publicado

29-12-2021

Edição

Seção

Artigos