150. Os Parâmetros Curriculares Nacionais e os gêneros textuais: uma reflexão por uma pedagogia comunicativa

Autores

  • SILVA, Sinthia Moreira (UENF)
  • BARRETO, Rhaísa Sampaio Bretas (UENF)
  • SILVA, Danielle Soares da (UENF)
  • FERREIRA, Silvia Goulart (UFRJ)

Resumo

     Os Parâmetros Curriculares Nacionais de Língua Portuguesa (PCN) para o Ensino Fundamental (1998; 1999) apresentaram uma revolução para a pedagogia gramatical das salas de aula. Para o documento, o objetivo do ensino de língua materna, de forma geral, é desenvolver a competência comunicativa do aluno. Desse modo, sairia de cena a valorização do ensino de regras gramaticais sem nenhuma relação com o contexto do aluno e o protagonismo ficaria a cargo de uma prática pedagógica cujos pontos de partida e chegada é o uso da linguagem. A partir dessas proposições, neste trabalho, objetiva-se apresentar uma reflexão sobre o que é proposto pelos PCN para o ensino de língua materna e analisar a importância da abordagem dos gêneros textuais nos Parâmetros, cotejando o documento e as dimensões teóricas. Assim, é reforçada a defesa de uma pedagogia comunicativa para ajudar o aluno a enfrentar o mundo como cidadão participativo, reflexivo e autônomo, conhecedor de seus direitos e deveres.

Palavras-chave:

Gêneros Textuais. Pedagogia comunicativa. Parâmetros Curriculares Nacionais de Língua Portuguesa.

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Publicado

29-12-2021

Edição

Seção

Artigos