156. Políticas públicas para a educação prisional no Brasil: o caso da literatura no ENEM PPL

Autores

  • MOREIRA, Gislene Santos (DPE-TO)
  • MEDEIROS, Valeria da Silva (UFNT)

Resumo

     O presente trabalho disserta acerca das políticas educacionais para Pessoas Privadas de Liberdade – PPL e visa, através de pesquisa bibliográfica, conhecer e divulgar os diversos projetos educativos destinados às Pessoas Privadas de Liberdade – PPL, os quais muitas pessoas não têm conhecimento sequer de sua existência quiçá de como funcionam e de que modo podem contribuir para o bem de toda a sociedade. No país, considera-se que as pessoas privadas de liberdade devem ser reeducadas durante o encarceramento para que ao regressar à sociedade tenham a oportunidade de mudar sua vida. De que modo essa reeducação acontece? Através de programas que possibilitam ao apenado iniciar ou dar continuidade em seus estudos durante o prazo em que está encarcerado. Dentre as possibilidades de estudos, há os exames nacionais específicos para pessoas privadas de liberdade, são eles: ENEM PPL e ENCCEJA PPL. Não obstante, relata-se brevemente sobre a presença (ou não) da literatura nas questões do ENEM PPL.

Palavras-chave:

Enem PPL. Políticas Públicas Educacionais. Pessoas Privadas de Liberdade.

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Publicado

29-12-2021

Edição

Seção

Artigos