157. Práticas leitoras e a (re)construção de uma educação antirracista na escola

Autores

  • FERREIRA, Leidiane Monteiro (UERN)
  • RAMOS-LOPES, Francisca (UERN)

Resumo

     Problematizar a temática da diversidade étnico-racial na escola é uma das formas de ampliar a compreensão acerca da história do povo negro em nosso país, como também um grande desafio para parte dos educadores. Posto que, mesmo circulando em âmbito nacional, a Lei nº 10.639/2003 a qual implementa a obrigatoriedade do estudo da história e cultura afro nos currículos escolares, muitos programas de ensino ainda não inseriram no currículo escolar estudos sistematizados a esse respeito. Nesse sentido, este trabalho se propõe a ressignificarpráticas de linguagem preconceituosas e discriminatórias que circulam na escola com alunos negros. Metodologicamente, faz-se uso de uma abordagem qualitativo-interpretativista (MOITA-LOPES, 1994). A materialidade para a análise discursiva será a partir de enunciados da obra literária Zaki (PINTO, 2017), aqualteminspiração nas oficinas enas vivênciasrealizadas no  âmbitodo Projeto Beberibe Multicor: por uma infância sem racismo (LIMA, 2015). A abordagem respalda-se em teorizações sobre leitura e produção de sentidos (PECHEUX, 1997; 2008; ORLANDI, 2008; 2013) e racismo (ALMEIDA, 2018; CAVALLEIRO, 2001; MUNANGA, 2005). Os dados são reveladores de que a personagem Zaki é representativa de muitas crianças que ao longo de sua história procuram silenciar a dor e o sofrimento emergentes do tratamento discriminatório recebido na escola, por meio de habilidades artísticas.

Palavras-chave:

Discurso. Leitura. Diversidade étnico-racial.

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Publicado

29-12-2021

Edição

Seção

Artigos