159. Professor-criminoso: uma análise semântica da justificativa de um projeto de lei municipal

Autores

  • COUZA, Danilo Sobral de (UESB)
  • SANTOS, Camila Vieira dos (UESB)
  • SOUSA, Lavínia Costa (UESB)
  • VENTURA, Adilson (UESB)

Resumo

     Em todo projeto de lei, é necessário constar a justificação, que consiste em um texto que aponta os argumentos que justificam o trâmite de tal proposta. Neste trabalho, é feita uma análise semântica enunciativa histórica de recortes da justificativa de um projeto de lei do Escola Sem Partido (ESP) com vistas à designação do professor. A hipótese é a de, no documento, a relação professor/aluno ser descrita como hostil. Para tanto, recortamos o trecho da justificativa do PL municipal 019/2014, da câmara de vereadores de Vitória da Conquista. Com os pressupostos da Semântica do Acontecimento (GUIMARÃES 2002; 2018) foi feita uma análise a partir dos mecanismos reescrituração e articulação, Domínio Semântico de Determinação e paráfrase. Após a análise, os resultados mostram que, no âmbito do ESP, o professor é hostil e oferece riscos ao aluno, pois, enquanto vilão, pode doutrinar o aluno e ser um usurpador dos direitos dos pais. Para o ESP, o professor é perigoso na relação professor/aluno, pois ameaça diretamente as diretrizes postas pelos pais. No ESP, o professor é criminoso e é o grande inimigo da família.

Palavras-chave:

Sentidos. Escola Sem Partido. Semântica do Acontecimento.

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Publicado

29-12-2021

Edição

Seção

Artigos