162. Reflexões acerca da leitura e da escrita no Ensino Fundamental II: formando leitores

Autores

  • LIMA, Vanessa Alencar de (UFNT)
  • FIGUEIREDO, César Alessandro Sagrillo (UFNT)

Resumo

     Nosso estudo apresenta uma reflexão acerca das dificuldades enfrentadas no processo de leitura e escrita dos alunos do 6º ano do Ensino Fundamental II, por meio de um projeto de leitura realizado na Escola Comunitária de Augustinópolis. O objetivo é investigar as atividades didáticas de leitura e escrita de textos literários, propostos por um professor do Ensino Fundamental II, contribuindo, assim, para a formação do hábito de leitura e domínio da escrita desses jovens. Tendo como fundamentação teórica o embasamento em grandes autores tais como Kleiman (2007), que discutimos a importância das práticas de leitura e escrita; assim como Soares (2017) demonstrando o letramento ser fundamental para o desenvolvimento do indivíduo, desde aspectos sociais até os culturais; e, finalizando citamos a relevância para o aluno desenvolver os hábitos da fala e a aquisição da escrita formal. Metodologicamente, realizou-se uma pesquisa utilizando o método descritivo, pois tem-se a intenção de descrever a situação dos estudantes. Como resultados de pesquisa, constatou-se que variados fatores interferem no processo de leitura e escrita, dentre eles a dificuldade de adquirir o hábito de ler, gerando, consequentemente, um déficit no desenvolvimento escolar.

Palavras-chave:

Letramento. Literatura. Formação de leitor.

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Publicado

29-12-2021

Edição

Seção

Artigos