163. Reflexões sobre a importância da contação de história no cotidiano da Educação Infantil

Autores

  • MATA, Adriana Gomes de Souza (UENF)
  • SILVA, Liz Daiana Tito Azeredo da (UENF)
  • QUITETE, Joicy de Souza Ribeiro (UENF)
  • MOURA, Sérgio Arruda de (UENF)

Resumo

     O presente trabalho teve como objetivo apresentar a importância da contação de história no contexto da educação infantil, em especial na Creche. Assim, a pesquisa foi mediante a reflexão sobre a apropriação e adequação de diversos gêneros literários, com a finalidade de despertar o gosto e também contribuir na formação de sujeitos leitores. Para isso, fundamentação teórica foi ancorada em Angotti (2010), Zilberman (1985), Coelho (2000), dentre outros. Dessa forma, a Literatura Infantil deve ser percebida como abertura para o desenvolvimento pleno da criança, à iniciação lúdica do pré-leitor mesmo antes de começar o processo de sua alfabetização. É por meio da contação de história que a criança vai descobrir o prazer pela leitura, assim ela desenvolve a imaginação, a criatividade, a criticidade e vai modificando o seu cotidiano através das brincadeiras de faz de conta, entre outras.

Palavras-chave:

Creche. Literatura Infantil. Contação de história.

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Publicado

29-12-2021

Edição

Seção

Artigos