167. Reflexos do ensino remoto emergencial na prática do ensino de Literatura durante a pandemia da Covid-19

Autores

  • LIMA, Acsa Folly de (UNIFSJ)
  • MOREIRA, Ludimila de Oliveira (UNIFSJ)
  • FOFANO, Clodoaldo Sanches (UENF)

Resumo

     Este estudo tem por objetivo discutir reflexos do Ensino Remoto Emergencial na prática do ensino de literatura no Ensino Fundamental II durante a pandemia da Covid-19. Neste período, as escolas permaneceram abertas ministrando suas aulas por meio do Ensino Remoto Emergencial. Devido à pandemia, as escolas brasileiras ficaram com atividades presencialmente suspensas por tempo indeterminado. Sendo assim, as aulas on-line foram recorridas e com isto veio à necessidade de utilizar o Ensino Remoto Emergencial. Portanto, a realidade dos alunos e professores foi transformada quando tiveram que se adaptar a um novo modelo de ensino–aprendizagem. Metodologicamente, esta pesquisa constitui quanto à abordagem do problema como qualitativa; quanto ao ponto de vista dos objetivos bibliográfica e documental. Sabe-se que não foi fácil enfrentar as dificuldades neste período pandêmico, que por certo, será relembrado no futuro diante do impacto provocado na educação. Sendo assim, infere-se que o Ensino Remoto Emergencial como atividade possibilitou continuidade nos estudos escolares dos alunos, exigindo dos professores adaptações didáticas por meio de novas estratégias, baseadas na construção de uma prática de ensino de literatura que permanecesse trabalhando para o desenvolvimento de leitores proficientes para formação integral de sujeitos histórico-sociais, ao possibilitar aos estudantes novas experiências como atividades socializantes e democráticas.

Palavras-chave:

Literatura. Ensino Remoto Emergencial. Prática de ensino.

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Publicado

29-12-2021

Edição

Seção

Artigos