177. Será que eu posso opinar? Transformando a charge em comentário de leitor

Autores

  • SOUSA, Carla Samile Lima de (UERN)

Resumo

     O texto opinativo é aquele em que o autor apresenta seu ponto de vista sobre determinado assunto, se posicionando e, costumeiramente, argumentando. Partindo dessa premissa, este trabalho tem como objetivo apresentar os resultados da aplicação de uma atividade presente no livro Se liga na língua: leitura, produção de texto e linguagem (2018), que propõe a transformação de uma charge em comentário de leitor, cujo público-alvo são alunos do 9º ano do Ensino Fundamental. A aplicação dessa atividade contemplará diversas etapas, dentre as quais se destacam a leitura e a análise da charge, as respostas às questões propostas pelo livro didático, a produção do comentário de leitor sobre a charge e, por fim, a socialização das produções textuais. Nosso arcabouço teórico será fundamentado, principalmente, em Ramos (2009), em Koch e Elias (2018) e em Antunes (2003). O corpus é composto por seis atividades selecionadas nas turmas de 9° ano do Ensino Fundamental, cuja análise será baseada na metodologia de pesquisa qualitativa de Deslandes (1994). Os resultados indicam que alguns alunos conseguiram reconhecer a temática abordada, entretanto, foi necessária uma mediação durante a leitura da charge; o que, de certa forma, facilitou a percepção deles sobre a crítica presente no texto. Observamos, também, que os discentes demonstraram dificuldades durante a escrita do comentário de leitor. Desse modo, salientamos a importância de um trabalho voltado para a leitura e análise de textos opinativos, a fim de promover a construção do posicionamento crítico dos alunos/leitores dentro e fora da sala de aula.

Palavras-chave:

Charge. Criticidade. Comentário de leitor.

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Publicado

29-12-2021

Edição

Seção

Artigos