179. Sinonímia, antonímia e campo semântico no livro didático de Língua Portuguesa do 8º ano em imperatriz-MA na década de 2020

Autores

  • RIBEIRO, Daniela Silva (UEMASUL)
  • NOGUEIRA, Sônia Maria (UEMASUL)

Resumo

     O trabalho tem como objetivo geral verificar a abordagem do conteúdo semântico do livro didático de língua portuguesa, adotado no 8º ano do Ensino Fundamental, de escolas públicas de Imperatriz-MA. Além disso, entre os objetivos específicos: analisar a significação e mudanças de sentidos presentes, especificamente nos fenômenos semânticos sinonímia e antonímia, bem como o campo semântico em um trecho do texto normativo legal da Lei Brasileira de Inclusão do livro didático e, também, suas relações com a BNCC. Ressalta-se que o corpus constitui-se do livro didático do 8º ano da coleção Português: conexão e uso, de Delmanto e Carvalho (2018), ciclo 2020 a 2023. Para tanto, adotou-se como procedimentos metodológicos, a abordagem, predominantemente, qualitativa, com pesquisa documental. O embasamento teórico tem como principais expoentes Abrahão (2018), Bechara (2004), Ferrarezi Jr. (2019) e Marques (1996). Portanto, ressalta-seque, na prática do professor em sala de aula, é fundamental um estudo sistematizado, detalhado, didático, contextual sobre o significado de palavras, expressões e de recursos semânticos. Visto que favoreceram a competência necessária para uma melhor interpretação e compreensão de textos. Para um diálogo entre textos, foi selecionada a letra da canção “Antônimos”, de Jorge e Mateus. Sendo assim, com a análise fica evidente como resultado a identificação desses fenômenos.

Palavras-chave:

Campo semântico. Língua Portuguesa. Sinonímia e Antonímia.

Downloads

Publicado

29-12-2021

Edição

Seção

Artigos