23. Quadrinhos de Maurício de Sousa: a representação da inclusão social

Autores

  • FERNANDES, Patricia Damasceno (UFMS)
  • COSTA, Natalina Sierra Assêncio (UEMS)

Resumo

     O conceito de inclusão social representa para o mundo ocidental, uma resposta frente ao crescimento de divisões e desigualdades sociais. Romeu Kazumi Sassaki (1997) sintetiza o processo como: “a forma pela qual a sociedade se adapta para incluir em seu sistema social, pessoas portadoras de necessidades especiais e ao mesmo tempo essas também são preparadas para assumir papéis em sociedade”. Uma das formas de representação da inclusão social, que atua como conscientizadora de crianças e jovens sobre a necessidade de se formar uma sociedade verdadeiramente inclusiva são as histórias em quadrinhos. Essas por sua vez, fazem com que seus leitores se reconheçam em diversas situações reais e possibilitam a eles o conhecimento a respeito das necessidades especiais, criando relações entre os indivíduos e contribuindo para eliminação do preconceito. Na esfera dos quadrinhos nacionais, destacam-se as obras de Mauricio de Sousa, um dos mais importantes desenhistas do Brasil, criador de mais de 200 personagens de histórias em quadrinhos, sendo os mais famosos, os da Turma da Mônica, e é justamente com suas obras que ele traz questões relacionadas à inclusão social, mediante personagens portadores de necessidades especiais que convivem com os demais integrantes da turminha. Desta forma, o objetivo deste trabalho é analisar duas obras de Mauricio de Sousa, indicando de que modo ambas representam a inclusão social, sendo elas respectivamente: Dorinha, a nova amiguinha; Da Roda, o novo amiguinho, além disso, visamos à conscientização dos leitores docentes para a importância dessa ferramenta de trabalho.

Palavras-chave:

Inclusão social. Maurício de sousa. Turma da Mônica.

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Publicado

15-08-2019

Edição

Seção

Artigos