184. Tecnologia, gamificação e abordagem comunicativa em sala de aula: relato de experiência com destaque para ensino de Língua Inglesa para adolescentes do novo milênio

Autores

  • ANDRADE, Viviane Ribeiro (UVA)
  • DIAS, Silvana Moreli Vicente (UVA)

Resumo

     O presente trabalho analisa a forma que a tecnologia tem impactado a vida de inúmeros adolescentes modernos nos distintos ambientes, com foco especialmente na sala de aula. Especificamente, busca investigar, por meio de um relato de experiência, a relação entre o uso tecnológico, a sala de aula moderna que faz uso da Abordagem Comunicativa e do ensino da Língua Inglesa para adolescentes, a fim de expressar a opinião destes jovens e, assim, buscar ter um olhar docente para o que melhor se encaixa na sala de aula nos dias de hoje. Para chegar às conclusões presentes por meio desta pesquisa, foram utilizados autores que estudam o comportamento adolescente e o uso tecnológico; a relação que o professor deve ter com tais recursos; alguns princípios que fundamentam a Abordagem Comunicativa; o conceito referente à Gamificação e às Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs); e, por fim, teóricos que fundamentam a estrutura metodológica do trabalho. Ademais, este trabalho conta ainda com perguntas  para chegar às conclusões necessárias quanto ao uso tecnológico em uma sala de aula com as características previamente mencionadas.

Palavras-chave:

Gamificação. Abordagem Comunicativa. Ensino de Língua Inglesa.

Downloads

Publicado

29-12-2021

Edição

Seção

Artigos