185. Transtorno do espectro autista e as concepções pragmáticas no contexto escolar

Autores

  • DIAS, Fabrízia Miranda de Alvarenga (UENF)
  • DENUCCI, Moniki Aguiar (UENF)
  • RODRIGUES, Daniele Fernandes (UFF)
  • SOUZA, Carlos Henrique Medeiros de (UENF)

Resumo

     As pessoas autistas apresentam dificuldades nas concepções pragmáticas, compreendendo os enunciados em sua forma literal. A linguagem pragmática é aquela que analisa o contexto todo, não se limitando apenas a uma abordagem denotativa, mas sim uma abordagem conotativa, buscando compreender as entrelinhas do discurso. Nesse sentido, este estudo pretende conhecer o impacto da linguagem pragmática nas relações de pessoas autistas no contexto escolar. Esta pesquisa é de cunho qualitativo, pautada na revisão bibliográfica, com autores que dialogam sobre a temática proposta. Ao findar este estudo, verificou-se que o profissional da educação ao conhecer as dificuldades do estudante autista, pode debruçar-se em uma construção linguística mais específica e inclusiva, visando uma melhor performance acadêmica para o estudante autista.

Palavras-chave:

Contexto Escolar. Linguagem Pragmática. Transtorno do Espectro Autista.

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Publicado

29-12-2021

Edição

Seção

Artigos