191. Uma nuvem de palavras para um olhar remoto: a ferramenta wordclouds em um estudo bibliométrico em tempos pandêmicos

Autores

  • VASCONCELLOS, Rackel Peralva Menezes (UENF)
  • LUNA, Poliana Campos Côrtes (UENF)
  • SOUZA, Carlos Henrique Medeiros de (UENF)
  • SILVA, Cristiana Barcelos da (UENF)

Resumo

     Esta pesquisa busca apresentar os termos mais relevantes e com maiores índices de ocorrência levando em consideração o levantamento de um estudo bibliométrico. Ainda, tendo como base o contexto educacional em tempos pandêmicos, analisa-se a linguagem utilizada no modelo de Ensino Remoto Emergencial (ERE) na educação básica pública do Estado do Rio de Janeiro. No final do ano de 2019 e início de 2020, o mundo foi acometido por uma pandemia que ainda vem causando mudanças na rotina de toda sociedade. No meio educacional, as atividades presenciais foram suspensas e, em seguida, substituídas pelo ERE para que então se pudesse dar continuidade ao ano letivo de 2020 e em seguida, 2021. O assunto vem sendo discutido em tempo real, desde o preparo e subsídios para se trabalhar com tais ferramentas, até mesmo a eficácia dessa modalidade no desenvolvimento do alunado. Assim, buscou-se nesse estudo, a elaboração de uma bibliometria como parte integrante de uma dissertação de mestrado que trata desse tema, usando como query strings “remote teaching” AND “Covid-19” AND “school”. Em um primeiro momento, o resultado encontrado, foi de 189 documentos, que foram devidamente analisados, tendo como plataforma a base de dados Scopus Elsevier. Assim, foi possível alcançar o intuito desse estudo, analisando após refinamento dos artigos, a linguagem utilizada no ERE e a apresentação de uma nuvem de palavras com a linguagem mais evidenciada a partir da plataforma Word Clouds. 

Palavras-chave:

Pandemia. Ensino Remoto Emergencial. Revisão Sistemática e Bibliométrica.

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Publicado

29-12-2021

Edição

Seção

Artigos