14. Libras e acessibilidade em vídeos para surdos: discussões e diretrizes

Autores

  • SOUSA, Alexandre Melo de (UFAC)
  • LIMA, Israel Queiroz de (UFAC)
  • SANTOS JUNIOR, João Renato dos (UFAC)

Resumo

     No Brasil há cerca de 8 milhões de surdos (FENEIS, 2018). A partir da Lei nº 10.098, de dezembro de 2000, mais conhecida como a Lei da Acessibilidade, e do Decreto nº 5.296, de dezembro de 2004, a preocupação com a acessibilidade em vídeos para o público surdo tem sido cada vez mais evidente, especialmente com a utilização de estratégias como: inserção de legendas e/ou janela de libras. O presente trabalho propõe uma discussão sobre como os referidos recursos de fato promovem a acessibilidade para surdos. Algumas questões são importantes para a condução do texto: a) esses recursos (legendas e janela de libras) promovem acessibilidade? b) como a legenda auxilia surdos não bilíngues? c) os padrões técnicos utilizados no desenvolvimento das “janelinhas” são adequados para os surdos? Utilizando como base os estudos de Maria Nilza Oliveira Quixaba (2017), José de Sá Carvalho e Rita de Cássia Martins Costa Brito (2018), Renata da Silva Krusser (2018) e Maria Nilza Oliveira Quixaba, Eduardo Cardoso e Gabriela Trindade Perry (2019), fizemos a análise de alguns recursos e apresentaremos diretrizes para auxiliar projetos visuais para a acessibilidade de surdos.

Palavras-chave:

Libras. Acessibilidade. Surdos.

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Publicado

15-08-2019

Edição

Seção

Artigos