5. As argumentações retóricas do processo de leitura e escrita

Autores

  • GONÇALVES, Gilvan Santos (UEMA)

Resumo

     Este artigo tem como objetivo levantar questionamentos que visem a comprovar as implicações do processo de construção da leitura e, consequentemente, da escrita no processo de aquisição da interpretação. A forma como aprendemos a ler na infância determina os usos que lhe damos à leitura na idade adulta. Se a ênfase é dada apenas à parte mecânica, será difícil, para o aprendiz perceber a gama de possibilidades e significados, julgando-se a leitura um meio para fins restritos. A leitura exerce um papel fundamental não só na pré-escola, mas também nas demais etapas do processo escolar pela parcela de responsabilidade na formação do leitor. A falta de leitura provoca problemas graves na expressão escrita, dificultando o ensino-aprendizagem, por exemplo, da redação. O hábito de leitura, contudo, só consegue ter êxito se associado ao prazer, ao jogo e à arte, de modo que o leitor se sinta motivado em contato com formas de comunicação que caracterizam a arte da palavra.

Palavras-chave:

Leitura. Escrita. Ensino-aprendizagem.

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Publicado

15-08-2019

Edição

Seção

Artigos