3. Análise das obras literárias e dos manuais do professor do PNLD2018/Literário na perspectiva do estudo do léxico voltado ao ensino–aprendizado do português no Ensino Médio

Autores

  • ALMEIDA, Elizabeth Mota Nazareth de (UEFS)
  • BARREIROS, Liliane Lemos Santana (UEFS)

Resumo

     Este artigo pretende realizar uma análise documental e descritiva dos livros literários e seus respectivos manuais de apoio pedagógico, aprovados pelo PNLD 2018/Literário, sob a perspectiva do ensino do léxico. Foram analisadas obras as literárias a partir dos destaques dados às lexias específicas presentes no texto e a respeito das potencialidades do estudo do léxico para o ensino-aprendizado do português. Fez parte de análise ainda, as propostas pedagógicas presentes nos manuais de apoio ao professor, com o objetivo de perceber de que maneira o estudo específico do léxico é trabalhado nesses materiais. Para isso, utilizou-se, principalmente, os aportes teóricos de Aderlande Pereira Ferraz (2014; 2017), Irandé Antunes (2012), Maria Tereza Camargo Biderman (2012) e Rodolfo Ilari (2002). Como resultado, foi percebido que há a necessidade de os materiais relacionados à abordagem dos livros literários nas aulas de língua portuguesa considerarem o léxico como parte fundamental para domínio de uma língua, dando suporte ao professor em como trabalhar o léxico em seus diversos níveis.

Palavras-chave:

Léxico. Língua portuguesa. Ensino médio.

Downloads

Publicado

15-08-2019

Edição

Seção

Artigos