2. A relevância da leitura literária na formação de estudantes: uma análise com alunos do 3º ano do Ensino Médio

Autores

  • COSTA, Geisa Borges da (UFBA)
  • SANTOS, Patrícia Oliveira dos (UFRB)

Resumo

     O artigo tem por objetivo refletir sobre a importância da leitura de obras literárias, dando ênfase ao trabalho realizado com jovens do ensino médio. Inicialmente, foi realizado um estudo bibliográfico sobre a importância da leitura e da literatura na vida dos indivíduos. Toma-se como base teórica as discussões empreendidas por Maria Helena Pires Martins (1982), Esméria de Lourdes Saveli (2007), Angela B. Kleiman (2008) e Delia Lerner (2008) que tratam sobre o processo de letramento literário no contexto escolar. Além disso, essas autoras discutem sobre algumas das principais dificuldades enfrentadas pelos professores da educação básica e apresentam alternativas que podem colaborar para o aumento do número de estudantes leitores. Apresentamos algumas discussões de Paulo Freire (2008) sobre a importância do “ato de ler”, seguido dos argumentos de Leyla Perrone-Moisés (2016) acerca do “conceito de literatura”. Posteriormente, descrevemos algumas das diferenças abordadas pela autora sobre texto literário e não literário. Logo depois, abordamos como vem acontecendo o processo de escolarização da literatura, utilizando como base as teorias de Rildo Cosson (2006). A realização da pesquisa quanti-qualitativa teve por motivação índices que mostram pouco contato dos jovens com textos literários e, frente a esse cenário, buscamos entender quais os motivos para esse problema. Para tanto, foi aplicado um questionário em uma turma de alunos do terceiro ano do ensino médio. Ao final, foi possível constatar que, embora tenham consciência da importância da literatura para suas vidas, os estudantes não têm prática de leitura e quando a faz é somente por obrigação não por prazer.

Palavras-chave:

Leitura. Letramento literário. Ensino médio.

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Publicado

15-08-2019

Edição

Seção

Artigos