09. Elaboração de material didático para o ensino de PLE: experiência de um projeto de extensão

Autores

  • MELLO, Etiene Caroline Farias de (UNIOESTE)
  • MAIA, Francisca Paula Soares (UNILA)

Resumo

Este trabalho tem por objetivo apresentar a proposta de planejamento e de elaboração de materiais para o curso de Português como Língua Estrangeira (PLE) do projeto de extensão “Português para estrangeiros em Foz do Iguaçu: integração pela diversidade e interdisciplinaridade”, oferecido pela Universidade Federal da Integração Latino-americana (UNILA). O curso ofertado aconteceu em espaço cedido na Mesquita Árabe no período de março a maio de 2019, com uma carga horária de 48h/a. Em uma das turmas dos dois módulos ofertados no primeiro semestre, atendeu cerca de 50 mulheres da comunidade árabe de Foz do Iguaçu e foi ministrado por duas professoras voluntárias, sob orientação da Coordenadora do projeto. O material do curso foi organizado em oito unidades temáticas, levando em conta o foco do curso que era acolher a comunidade árabe. A presente pesquisa surgiu devido à necessidade de discutir e refletir sobre o tema em questão que, embora haja vários textos teóricos que tratam o tema de gêneros textuais/discursivos no ensino de línguas sob diferentes perspectivas, os estudos sobre elaboração de materiais didáticos para o ensino de português para estrangeiros ainda são incipientes segundo Júdice (2013). Para tanto, utilizou-se da pesquisa descritiva, de cunho bibliográfico, tendo como base teórica estudos sobre elaboração de materiais didáticos para o ensino de línguas estrangeiras (ALMEIDA FILHO, 2013); (PEREIRA; GOTTHEIM, 2000); (GRAVES, 2000). Espera-se que este trabalho possa incentivar mais estudos na área, bem como contribuir para o desenvolvimento de materiais para o ensino de PLE.

Palavras-chave:

Material didático. Ensino/aprendizagem de PLE. Língua de acolhimento.

Downloads

Publicado

05-05-2022

Edição

Seção

Artigos