05. Desafios e possibilidades para a execução de projetos sociais com a gestão participativa do entorno escolar

Autores

  • FERNANDES, Ionglia Fontana Sampaio (FASB)
  • SANTOS, Danyelle Moura dos (UEFS)

Resumo

     Este artigo é uma pesquisa bibliográfica que tem por objetivo analisar os desafios que a escola enfrenta na gestão de projetos e ações em conjunto com o seu público interno, e também externo, e quais os impactos que tais dificuldades provocam na educação dos estudantes e na sociedade. A âncora teórica é constituída por Dowbor (2006); Contreras in Bretón et al (1999); Santos e Rodríguez (2004), e, para tratar especificamente de educação, as sugestões teóricas de Freire (2002); Brandão (1985, 2007); Libâneo (2011). Os resultados mostram que os problemas sociais provocados por questões políticas e econômicas impactam a vida das pessoas e a maneira como elas se relacionam em sociedade, e isso reflete diretamente no processo educacional. Entretanto, o desenvolvimento de projetos com propostas, consegue envolver o público interno e externo provocando interações educativas, melhorando as relações, a partir do planejamento e direcionamento de atividades distribuídas entre os participantes. 

Palavras-chave:

Educação. Problemas sociais. Escola e gestão de projetos.

Biografia do Autor

FERNANDES, Ionglia Fontana Sampaio, (FASB)

Aluna Especial do Mestrado/Uneb-campus I, Graduanda em Pedagogia pela UNICESUMAR, Especialização em Produção de Mídias para a Educação pela Universidade Federal da Bahia - UFBA/Faculdade de Educação ? FACED (2018), possui Especialização em Docência Superior pela Faculdade do Sul da Bahia, bacharela em Administração pela Faculdade do Sul da Bahia (2016), bacharela em Turismo pela Faculdade do Sul da Bahia (2005), pós-graduada em MBA em Turismo: Planejamento, Gestão e Marketing pela Universidade Católica de Brasília (2007) e pós-graduada em Gestão de Pessoas e Negócios pela Faculdade do Sul da Bahia (2009). Atuei como professora substituta UNEB campus XVIII. Atualmente é Coordenadora de Recursos Humanos na Faculdade do Sul da Bahia, professora titular da Faculdade do Sul da Bahia. A partir de outubro de 2021, é membro do Grupo de Pesquisa em Gestão, Educação, Ciência & Tecnologias para a Inclusão Social - GEC&TIS da Universidade do Estado da Bahia (Rede GEC&TIS/UNEB-Campus XIX).

SANTOS, Danyelle Moura dos, (UEFS)

Mestranda em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS). Especialista em Educação Infantil e Especialista em Alfabetização e Letramento pela Faculdade Regional de Filosofia, Ciências e Letras de Candeias (2019). Graduada em Licenciatura em Pedagogia pela UEFS (2019). Membro do Grupo de Pesquisa Equipe de Estudos e Educação Ambiental (EEA). Foi Aluna Especial de Doutorado no Programa de Pós-Graduação em Educação e Contemporaneidade (PPGEduc) da Universidade do Estado da Bahia (UNEB/campus I), matriculada no componente: Educação, Gestão e Desenvolvimento Local e Sustentável (2021.2) e Aluna Especial do Doutorado no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), matriculada no componente: Consumo da cultura e dispositivos pedagógicos: articulações e efeitos na escola contemporânea (2021.2).

Downloads

Publicado

05-05-2022

Edição

Seção

Artigos