13. Produção de sentidos e criatividade nas aulas de Língua Inglesa: análise de concrete poems” sob o viés da integração conceptual

Autores

  • LIMA, Leonardo Jovelino Almeida de (UERJ)

Resumo

     Este artigo tem como objetivo principal mostrar como as compressões movidas pelas relações vitais do processo de integração conceptual atuam para a produção de sentidos e criatividade na elaboração concrete poems (ou poemas concretos) nas aulas de língua inglesa de uma turma do 4º ano do Ensino Fundamental I. Dessa forma, as análises partiram das concepções da Teoria da Integração Conceptual de Fauconnier e Turner (2002), e da Teoria da Metáfora Conceptual de Lakoff e Johnson (1980). Essas análises evidenciaram relações metafóricas e metonímicas, assim como relações vitais de espaço interno e de espaço externo que contribuíram significativamente para a produção de sentidos pelos alunos e para a manifestação da criatividade em sala de aula.

Palavras-chave:

Criatividade. Concrete poems. Integração conceptual

Downloads

Publicado

05-05-2022

Edição

Seção

Artigos