13. Produção de sentidos e criatividade nas aulas de Língua Inglesa: análise de concrete poems” sob o viés da integração conceptual

Autores

  • LIMA, Leonardo Jovelino Almeida de (UERJ)

Resumo

     Este artigo tem como objetivo principal mostrar como as compressões movidas pelas relações vitais do processo de integração conceptual atuam para a produção de sentidos e criatividade na elaboração concrete poems (ou poemas concretos) nas aulas de língua inglesa de uma turma do 4º ano do Ensino Fundamental I. Dessa forma, as análises partiram das concepções da Teoria da Integração Conceptual de Fauconnier e Turner (2002), e da Teoria da Metáfora Conceptual de Lakoff e Johnson (1980). Essas análises evidenciaram relações metafóricas e metonímicas, assim como relações vitais de espaço interno e de espaço externo que contribuíram significativamente para a produção de sentidos pelos alunos e para a manifestação da criatividade em sala de aula.

Palavras-chave:

Criatividade. Concrete poems. Integração conceptual

Biografia do Autor

LIMA, Leonardo Jovelino Almeida de, (UERJ)

Possui graduação em Letras com Habilitação em Língua Inglesa na Universidade Federal do Pará (2018) e Especialização em Literatura Inglesa pela Faculdade São Luis (2019). Também possui graduação em Ciências Contábeis pela Faculdade de Estudos Avançados do Pará (2011) e Especialização em Finanças Empresariais pela Faculdade de Castanhal (2014). Atualmente, é mestrando do programa de Letras - Linguística da Universidade do Estado do Rio de Janeiro - Bolsista pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Brasil (CAPES). Foi responsável pelo projeto de extensão universitária Playful: Proyecto Trilingue, que atuou no ensino da língua inglesa e espanhola para crianças e adolescentes residentes na comunidade do Fama, Ilha de Outeiro, Estado do Pará. É professor de língua inglesa do Ensino Fundamental I e Ensino Fundamental II. Autor do livro de contos Não existe fim" e de outros textos literários publicados em diferentes antologias.

Downloads

Publicado

05-05-2022

Edição

Seção

Artigos