03. Análise das proposições temáticas do projeto “Redação nota IFES”

Autores

  • TAVARES, Vanessa de Medeiros Figueiredo (IFES)

Resumo

     Para auxiliar na dificuldade da escrita de textos dissertativo-argumentativos, voltados para a Redação do Enem, o Instituto Federal do Espírito Santo Campus Ibatiba desenvolveu um projeto de intervenção intitulado “Redação Nota Ifes”. A presente pesquisa se debruçou em analisar as quatro primeiras propostas temáticas do projeto desenvolvido no ano de 2020. A análise se baseia nas cinco competências corretoras da prova do Enem, que foram corrigidas por duplas de servidores voluntários de diferentes áreas da unidade escolar através de uma metodologia documental, exploratória com abordagem qualitativa e quantitativa. Conclui-se pela eficácia do projeto, uma vez que o desempenho dos alunos teve considerável progresso mesmo no curto espaço temporal analisado em comparação com toda a duração do projeto. Serão apresentados os dados estatísticos das notas por competência, tema e posterior gráfico de progresso dos alunos e respectivas pontuações. A mediação individualizada se mostrara eficiente uma vez que os alunos compreenderam as potencialidades e fragilidades de suas produções, como corrigir seus erros e produzir um texto dissertativo-argumenta-tivo coeso, coerente, em atendimento à estrutura textual do gênero.

Palavras-chave:

Redação. Projeto de intervenção. Texto dissertativo-argumentativo.

Downloads

Publicado

05-12-2022

Edição

Seção

Artigos