01. A colonialidade do saber: uma herança epistemológica colonial?

Autores

  • DELFINO, Michelle Silva de Lima (UERJ)

Resumo

     De forma a atingir o ideal de neutralidade, determina-se a separação entre o observador e seu objeto de pesquisa, para que assim seja garantida a confiabilidade dos dados da pesquisa e da argumentação. Contudo, um modelo epistemológico que se fundamenta em uma racionalidade  totalizadora, ao buscar uma verdade pura, alheia ao observador que a enuncia, admite a existência de uma realidade objetiva com a qual se determina a veracidade ou falsidade dos fatos. De acordo com a perspectiva epistemológica decolonial, tal realidade descolada do seu enunciador não existe, portanto, as noções de verdade universal e objetividade são contestadas e reinterpretadas. No presente trabalho realiza-se a crítica ao modelo cartesiano, trazendo as contribuições de Quijano (2005), Mignolo e Walsh (2018), dentre outros representantes da corrente epistemológica decolonial que realizam reflexões fundamentais para a compreensão do problema. A análise conta com os conceitos de colonialismo e colonialidade, que lançam luz à questão investigada. Conclui-se que a universalização totalizadora de um tipo de racionalidade tem sua causa e origem nas ações imperialistas empreendidas por nações ocidentais que expandiram uma epistemologia eurocentrada por meio da colonização do tempo e do espaço.

Palavras-chave:

Colonialidade. Colonialismo. Epistemologia decolonial.

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Publicado

16-08-2022

Edição

Seção

Artigos