06. Argumentação e multimodalidade em textos midiáticos: uma análise semiolinguística de capas de revistas durante a pandemia de Covid-19

Autores

  • XAVIER, Glayci Kelli Reis da Silva (UFF)
  • PONTES, Isabella da Rocha (UFF)

Resumo

     O presente trabalho tem como objetivo principal investigar os recursos linguístico-discursivos e as estratégias do discurso argumentativo presentes em gêneros midiáticos, mais especificamente capas de revista. Tais textos não apresentam uma estrutura argumentativa canônica e, por sua configuração multimodal, o projeto de influência encontra-se de forma implícita. Como eixo temático para o corpus selecionado, privilegiou-se as capas que expressassem o momento da pandemia da Covid-19. O estudo tomou por base principal a Teoria Semiolinguística de Análise do Discurso, de Patrick Charaudeau, com relação à dupla dimensão do fenômeno linguageiro (a interação entre o explícito e o implícito), o contrato de comunicação, a argumentação e o gênero midiático. Considerou-se também textos de Ruth Amossy, com relação à Argumentação no discurso, além de outros textos de apoio. Enfim, por meio da análise de corpus, pretendeu-se demonstrar como a argumentatividade está presente nas capas selecionadas, conduzindo o leitor em determinada direção.

Palavras-chave:

Argumentação. Multimodalidade. Semiolinguística.

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Publicado

16-08-2022

Edição

Seção

Artigos