89. Política pública de educação integral: perspectivas discursivas, história e dilemas de implementação

Autores

  • FERNANDES, Luciana Pinto (IFTO e UNISINOS)
  • OLIVEIRA, Rosane Alves Pretto de (UNISINOS)
  • SILVA, Paulo Hernandes Gonçalves da (IFTO e UFT)

Resumo

     O presente artigo objetiva apresentar e discutir a partir de referencial teórico uma política pública de educação. Para tanto, faz uma breve contextualização e análise discursiva das políticas públicas de educação no cenário atual e aborda a educação integral no contexto histórico, evidenciando as várias tentativas de implementação dessa política no país. Por fim, apresenta uma experiência que deu certo, descrevendo os aspectos que envolvem a extensão da jornada escolar na prática, verificando-se as falas dos envolvidos. Como considerações traz a possibilidade dessa política a longo prazo e, se feita de maneira séria e comprometida por todos os envolvidos pode representar mais qualidade na educação.

Palavras-chave:

Análise discursiva. Experiências escolares. Políticas públicas.

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Publicado

02-06-2021

Edição

Seção

Artigos