95. Proposta de trabalhar a cultura africana e afro-brasileira no componente curricular de Língua Portuguesa: ensinar e aprender em tempos de pandemia da Covid-19

Autores

  • DORNELES, Darlan Machado (UFAC)
  • SILVA, Luiz Paulo Batista da (UFAC)

Resumo

     A Literatura é o meio de se discutir e abordar diversos temas no processo de ensino–aprendizagem em sala de aula do componente curricular de Língua Portuguesa e, neste momento, estamos vivenciando tempos de pandemia da COVID-19. Diante disso, o presente texto apresenta uma proposta de trabalhar, no 6º Ano do Ensino Fundamental, a história e a cultura africana e afro-brasileira por meio da obra infantojuvenil “Menina bonita do laço de fita”, de Ana Maria Machado. O objetivo da proposta é fazer com que os alunos desenvolvam práticas de leitura e escrita, bem como reflitam sobre a temática. A proposta, que pode ser adaptada conforme o meio e/ou a plataforma das aulas remotas utilizada para lecionar neste contexto de calamidade pública, é disponibilizar o livro ilustrado “Menina bonita do laço de fita”, de Ana Maria Machado, em PDF ou JPG para leitura, interpretação e discussão no ambiente de aula virtual. Feito isso, em seguida, pode-se postar um vídeo que narra a história e, como atividade, pedir que os alunos produzam um texto sobre o livro e o respeito ao negro. Os recursos são basicamente o celular, Internet, WattsApp, papel e caneta e a avaliação pode ser feita com base na atividade escrita.

Palavras-chave:

Literatura infantojuvenil. Ensino de Língua Portuguesa. “Menina Bonita do Laço de Fita”, de Ana Maria Machado.

Downloads

Publicado

02-06-2021

Edição

Seção

Artigos