10. Ensino de Língua Espanhola para surdos brasileiros

Autores

  • SILVA, Caroline Rodrigues da (UFRJ)
  • NUNES, Valeria Fernandes (UFRJ)

Resumo

     O presente trabalho tem como foco o estudo de processos de ensino-aprendizagem da língua espanhola para surdos brasileiros. A língua espanhola possui um grande número de falantes nativos e é importante para cidadãos em nosso país. O Brasil faz fronteira com diversos países em que o espanhol é língua oficial e faz parte do Mercado Comum do Sul (Mercosul). O espanhol também se faz presente no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) e em alguns processos seletivos para pós-graduação. Assim, é necessário desenvolver estratégias para o ensino dessa língua estrangeira para estudantes surdos brasileiros. Pensando nisso, por meio de uma pesquisa bibliográfica e qualitativa, analisamos dois artigos com estratégias diferentes usadas em sala de aula para melhorar a relação dos alunos com a língua ensinada.  Os resultados preliminares apontam para duas estratégias de ensino utilizadas para a interação, no ambiente de sala de aula, entre alunos ouvintes e alunos surdos a fim de contribuir no processo de ensino e aprendizagem do espanhol como Língua Estrangeira (ELE) para surdos.

Palavras-chave:

Ensino. Espanhol. Surdos.

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Publicado

16-08-2022

Edição

Seção

Artigos