13. Reflexões sobre a avaliação da aprendizagem em escolas/classes multisseriadas do campo

Autores

  • SANTOS, Danyelle Moura dos (UEFS)

Resumo

     O presente estudo tem o intuito de refletir acerca dos limites e das possibilidades para a prática avaliativa alinhada às peculiaridades existentes nas escolas/classes multisseriadas do campo, além de expressar relevante valorização à cultura e à identidade rural. Busca-se, ainda, evidenciar a contribuição de processos avaliativos que busquem a formação de cidadãos críticos, reflexivos e conscientes nessa sociedade tão plural. Diversos são os desafios que os professores enfrentam em escolas/classes multisseriadas, como, por exemplo, a falta de formação docente adequada, a escassez de recursos didáticos apropriados, as infraestruturas institucionais precarizadas e um currículo de cunho urbanocêntrico distanciado das realidades escolares. Essas escolas têm as suas especificidades marcadas, principalmente, pela heterogeneidade de ritmos e de tempos que devem ser levados em consideração para a promoção de uma avaliação da aprendizagem que vai além da seleção, da exclusão e da classificação quantitativa dos estudantes. A avaliação da aprendizagem escolar realizada em escolas/classes multisseriadas do campo carece de conhecimento em torno das peculiaridades dos estudantes para orientação e reorganização das práticas dos professores, visando à melhoria do processo educativo. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica qualitativa.

Palavras-chave:

Avaliar. Educação. Povos do Campo.

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Publicado

05-12-2022

Edição

Seção

Artigos