11. Os efeitos expressivos gerados pelo emprego de adjuntos na obra “Vidas secas”: uma proposta de entrelaçamento do ensino de Língua Portuguesa e de Literaturas

Autores

  • MENEZES, Ana (CP II)
  • CASTANEIRA, Dennis (UFF)

Resumo

     Este artigo tem como objetivo discutir possibilidades de entrelaçamento do ensino de língua portuguesa e de suas literaturas na educação básica a partir de reflexões teóricas e de propostas didáticas. Para isso, retomaremos estudos já desenvolvidos em ambas as áreas e discutiremos proposições didático-pedagógicas relacionadas aos efeitos expressivos produzidos pelos adjuntos adnominais e adjuntos adverbiais na construção do romance “Vidas secas”, de Graciliano Ramos. Com isso, pretendemos demonstrar que o ensino de literatura e o de língua portuguesa não devem ser encarados como processos estanques, mas como práticas complementares, cujo diálogo contribuirá para um ensino mais reflexivo, integrado e produtivo.

Palavras-chave:

Ensino. Literatura. Língua Portuguesa.

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Publicado

05-12-2022

Edição

Seção

Artigos