14. Um ensaio sobre o ensino de Literatura na contemporaneidade: que concepções e horizontes?

Autores

  • ARAÚJO, Danielle Reis (UERJ)
  • NASCIMENTO, João Paulo da Silva (UERJ)

Resumo

     Neste artigo, discutimos as bases teórico-metodológicas que norteiam – ou que deveriam nortear – o ensino de Literatura na Educação Básica, considerando seu potencial pedagógico para a formação de leitores literários. Engendramos, para tanto, uma escrita ensaística a partir de considerações críticas a respeito do conceito de Literatura no quadro da teoria e crítica literárias e dos processos de ensino–aprendizagem dessa cadeira em contextos de educação formal. A discussão, portanto, situa-se no domínio dos Estudos Literários em sua interface com a Linguística Aplicada, especificamente no tocante à Educação Literária, de modo a trazer à baila a notada contribuição da Literatura à formação de leitores, uma temática premente na contemporaneidade.

Palavras-chave:

Literatura. Ensino de Literatura. Letramento literário.

Downloads

Publicado

05-12-2022

Edição

Seção

Artigos