09. O livro didático de Língua Inglesa na construção da identidade do aluno: um estudo à luz dos pressupostos da Análise Crítica do Discurso

Autores

  • GALHARDO, Alexandre Mattos (UVA)
  • GEISEL, Cláudia (UVA)
  • MOTA, Graziela Borguignon (UVA)

Resumo

     Tendo em vista que um dos grandes problemas no processo de formação crítica dos estudantes nas escolas públicas e particulares pode estar atrelado ao uso do livro didático, este estudo pesquisa sobre a influência desse material no processo de construção de identidades dos alunos com o intuito de averiguar se são instigadas oportunidades de reflexão crítica no que tange às questões sociais. A análise de dados aqui presente ocorreu por meio de dois recortes do livro Peacemakers 6, da editora Moderna. Foi realizada uma pesquisa de cunho qualitativo, tendo como principal objetivo metodológico a pesquisa exploratória atrelada à pesquisa bibliográfica. Para a análise do corpus selecionado, foram utilizados os pressupostos da Análise Crítica do Discurso (ACD) e o Modelo Tridimensional de Fairclough (2016). Em resumo, verificou-se que um livro didático pode, de fato, influenciar no processo de construção de identidade dos alunos, visto que ao distanciar os discentes de sua realidade com base em atividades opostas ao seu contexto social e ao atribuir concepções tradicionais em relação à composição de família, o material perpetuou, nos recortes apurados, um discurso tradicional e excludente, contribuindo assim para a manutenção das relações de poder existentes na sociedade por meio da naturalização do discurso.

Palavras-chave:

Identidade. Livro didático. Análise Crítica do Discurso.

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Publicado

08-05-2023

Edição

Seção

Artigos