02. A tecnologia como suporte alternativo e complementar do ensino–aprendizagem de alunos do Ensino Fundamental de Maricá do início da pandemia aos dias atuais

Autores

  • SANTA BARBARA, Marcos de Jesus (FFP-UERJ)

Resumo

     O artigo que passamos a apresentar aborda a questão da tecnologia como suporte alternativo e necessário para o ensino–aprendizagem de alunos do Ensino Fundamental da rede de Maricá desde o surgimento da pandemia até os dias atuais. A introdução do estudo tem base diacrônica e seu objetivo é oferecer uma análise das dificuldades encontradas pela rede de Maricá em atender à severa demanda gerada pela pandemia da Covid-19 e da importância da utilização do uso da tecnologia na educação. Privilegiamos o uso da plataforma Conecta Maricá como principal proposta do município. Levando em consideração autores como Behar (2020), Lévy (1998), Botelho (2012; 2005), Kenski (1998), Saussure, Gil (2008), Gomez (1997) entre outros, procuramos refletir sobre os conceitos de ensino remoto emergencial, tecnologia educacional, tecnologia da informação e comunicação, linguagem e linguagem digital. O corpus da pesquisa constitui-se por materiais produzidos por professores e atividades feitas pelos alunos, usando a plataforma Conecta Maricá e outros recursos tecnológicos. Nos materiais produzidos, foram identificadas soluções encontradas pelos profissionais da educação para levar o conhecimento aos seus alunos, bem como a relação deles como a tecnologia. A metodologia utilizada foi a da pesquisa quali-quantitativa na forma de questionário e a de entrevistas. A partir dos dados adquiridos e da análise feita sobre eles, procuraremos chegar à constatação dos pontos positivos e negativos da inserção da tecnologia no processo de ensino–aprendizagem na rede.

Palavras-chave:

Ensino. Tecnologia. Professores–Alunos.

Downloads

Publicado

08-05-2023

Edição

Seção

Artigos