01. A arte e a literatura como fonte de aprendizado em medicina: medicina narrativa e o Ensino Médico

Autores

  • TEIXERA, Peterson Gonçalves (UENF)
  • NASCIMENTO, Crisóstomo Lima do (UFF)
  • CORRÊA, Jackeline Barcelos (UENF)
  • QUINTINO, Amaro Sebastião de Souza (UENF)

Resumo

     O Ensino Médico vem passando por profundas transformações ao longo dos tempos e várias metodologias de ensino buscam melhorar tanto o aprendizado técnico, quanto o aspecto humanístico da profissão. A medicina narrativa pretende conciliar estes dois processos utilizando narrativas literárias, arte, cinema e poesia com o saber médico. Apoiados nos estudos de Gil (2012) buscou-se fazer um levantamento bibliográfico utilizando referências de autores como: Stelet (2021), Geovani (2021), Byung-Chul-Han (2021), Freire (2013) e Heidegger (2015), associado aos fundamentos utilizados na medicina narrativa e a filosofia. Com a medicina narrativa a presente pesquisa enfatiza relacionar o aprendizado para além da técnica, em prol de evoluir na anamnese do paciente para além do modelo saúde-doença, visando observar o paciente como um todo. Assim, a literatura destaca a importância nesse contexto, buscar características que apresentem sinais e sintomas que descrevem não apenas o diagnóstico mas, o percurso das doenças. Por fim, esta pesquisa se torna relevante devido a importância de se utilizar este método, em prol de ampliar o conhecimento médico para além ciência, direcionando o olhar para o indivíduo em sua humanidade.

Palavras-chave:

Literatura. Medicina. Narrativas.

Downloads

Publicado

05-01-2023

Edição

Seção

Artigos