05. Gêneros textuais em sala de aula: promovendo práticas significativas de leitura e escrita

Autores

  • GALVÃO, Rafaele Menezes (UESB)
  • BRITO, Juvanete Ferreira Alves (UESB)

Resumo

     O estudo dos gêneros textuais em sala de aula é de grande relevância para o desenvolvimento das capacidades de leitura e escrita, sendo assim, a pesquisa em questão apresenta uma revisão da literatura voltada para o tema, destacando os seguintes teóricos: Bakhtin (1997), Geraldi (1999), Marcuschi (2005/2008), Scheneuwly (2004) e Travaglia (2009), além de enfatizar a proposta dos PCN (Parâmetros Curriculares Nacionais) que sugerem um ensino de Língua Portuguesa voltado para os gêneros. O trabalho apresenta uma pesquisa de caráter qualitativo; foram aplicadas entrevistas com professores de Português do Ensino Fundamental II da rede pública de ensino, visando compreender como acontece, na prática, o ensino dos gêneros textuais na escola. Na sequência apresentamos os resultados analisados.

Palavras-chave:

Leitura. Produção textual. Gêneros textuais.

Downloads

Publicado

05-05-2021

Edição

Seção

Artigos