09. A linguagem científica e a transposição didática no ensino de Ciências

Autores

  • DIAS, Aline Peixoto Vilaça (UENF)
  • AGOSTINHO, Gelbis Martins (UENF)
  • SILVA, Luciana de Oliveira (UENF)
  • LUQUETTI, Eliana Crispim França (UENF)
  • SOUZA, Carlos Henrique Medeiros de (UENF)

Resumo

     O Ensino de Ciências tem o potencial de proporcionar a formação cidadã, desenvolver o senso crítico, mas para que isso aconteça destaca-se que as aulas devem ser bastante planejadas, com objetivos bem definidos. Visto que o Ensino de Ciências tem alguns temas científicos não muito usados no cotidiano do educando. Logo, carecem de uma transposição didática que é a abordagem de um tema usando uma linguagem mais acessível ao educando. Essa adequação é a transformação de um saber científico em uma linguagem que facilite a compreensão do educando. Visto tal situação definiu-se como objetivo para o presente estudo discutir sobre a relação entre linguagem científica e a transposição didática no  Ensino de Ciências com a finalidade de facilitar a aprendizagem do educando. Como metodologia adotou-se a pesquisa bibliográfica de caráter qualitativo. Averiguou-se a predominância de termos complexos no Ensino de Ciências o que faz com que muita das vezes torne-se as aulas não muito atrativas. Porém constatou-se que quando o professor faz uso da transposição didática em suas aulas proporciona uma linguagem científica acessível ao educando e com isso torna o Ensino de Ciências significativo.

Palavras-chave:

Linguagem científica. Transposição didática. Ensino de ciências.

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Publicado

05-01-2023

Edição

Seção

Artigos